Unterhaching, o clube desconhecido de Munique
![]() |
| (Divulgação/Getty Images) |
Fundado em 1925, o Unterhaching chegou até ser dissolvido pelos nazistas durante a Segunda Guerra Mundial, retornando as atividades no fim da década de 40. Inexpressivo, foi obter seus resultados mais gloriosos somente na década de 80, quando conseguiram um surpreendente acesso para a 2.Bundesliga.
Entre 1989 e 1993, o Haching disputou a segunda divisão sem muito sucesso, logo sendo rebaixado para o terceiro nível. Mas nos anos seguintes o roteiro seria mudado e o clube vivenciaria uma grata ascensão. Em 94/95, sob o comando de Lorenz-Günther Köstner, campeões da terceira divisão. De volta à 2.Bundesliga, brigaram pelo acesso durante quatro temporadas, até alcançarem a segunda posição em 98/99 e conseguirem o inédito e histórico acesso para a elite do futebol alemão.
Logo em sua primeira aparição na Bundesliga, o modesto clube deu o que falar. Com um início de campeonato arrebatador em casa, venceram times como Stuttgart e Borussia Dortmund. A invencibilidade em seus domínios só acabaria com uma derrota em derby contra o Bayern, nove jogos após.
Já na última rodada daquela temporada, o Bayer Leverkusen visitou o Unterhaching precisando de apenas um empate para levantar seu primeiro caneco na história. Porém, o azarão de Munique novamente tratou de aprontar e venceu os Werkself, ajudando o Bayern de Munique, que venceu o Werder Bremen e levou mais uma taça do Campeonato Alemão. Naquela época, a equipe terminou na honrosa décima posição na Bundesliga.
Mas no ano seguinte, a história do rubro-anil na elite do futebol alemão acabaria ali. Em uma campanha fraca e sem reação, o time terminaria rebaixado no fim da temporada. Os únicos destaques seriam vitórias justamente sobre seus rivais locais, FC Bayern e TSV 1860.
Nos últimos anos, o Unterhaching vem lutando para se estabilizar na 3.Liga e buscar um novo acesso para a segunda divisão, que não disputa desde 2007. Tendo passado até pelo nível amador recentemente, o clube briga pra deixar de ser um time "iôiô" e, quem sabe, voltar a aprontar pra cima dos gigantes.



Nenhum comentário